quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Enart em 2010

Eu estou acompanhando o evento há muito pouco tempo. Ir até Santa Cruz, assistir, aclamar pelas belas apresentações... tudo isso aconteceu em 2008 pra mim, antes disso só DVD's e Internet mesmo. E eu me pergunto "como consegui?", pois toda a emoção que passei vendo os grupos em 2008 e 2009 foram muito grandes, não sei como não acompanhei antes. Mas nada comparado com 2010. O que eu vou abordar neste tópico vai ser o que eu vi no Enart... o que eu gostei e o que desgostei não só nas danças mas no evento em si e tudo que ele movimentou.





 
A primeira coisa, que foi o que me deixou muito chateado, foi a demora no atendimento no portão principal. O esquema da imagem é legal, é uma segurança a mais, mas deixar uma pessoa só fazendo isso? Só gerou stress para quem estava na fila. Pra ter uma idéia, medi o tempo pela música do Força B (que era possível de escutar da fila) e esperei o equivalente a apresentação de dois grupos na fila. Isso é algo a se pensar pela organização, pois se vai ser assim ano que vem então tem que ter pelo menos mais uma pessoa tirando as fotos, e as duas que sejam familiarizadas com a informática, por favor né. E um cartão que dure, não aquele papelzinho fácil de amassar e perder. Só pra estraviar o código de barras mesmo.

Quando finalmente entrei fui direto para o pavilhão da Força B para assistir os grupos que estavam por dançar, pois, ocasionalmente, era os grupos que mais estavam me interessando no momento em ver como iriam se sair. O que ainda me deixa um pouco triste é ver aquele espaço para o Força B, tão pequeno... mas também não tiro a razão dos organizadores, pois todas as vezes que fui e voltei para o pavilhão não vi ele lotado.

Ainda dentro do pavilhão da Força B, puxei meu netbook e resolvi testar o sinal wireless que a Oi disponiblizou. E que sinal! A conexão era realmente muito boa, assim como a idéia que os idealizadores tiveram. Consegui acessar o Fórum Galpão Gaúcho, lançar alguns comentários no Twitter e ver meus e-mails. Eu testei só lá e no ginásio da Força A, e em todos os dois ambientes a conexão era muito boa. Mas claro que assistir os grupos era muito melhor que ficar na internet, por isso o sinal tinha que ser ampliado para os acampamentos (não quero mais nada né!), que é onde realmente se tem tempo para sentar, conversar pela internet e divulgar os acontecimentos.

Agora, quanto aos grupos da Força B: infelizmente o desnível é grande entre as entidades... os que ficaram entre as primeiras posições com certeza eram bem melhores do que os demais. Não desmerecendo ninguém, longe disso, mas acho que, como muitos já disseram, a Força B está precisando de um pouco mais de qualidade. Mas mesmo assim é muito bom assistir, pois é dalí que pode surgir futuros vencedores no Força A.


Agora, os grupos da força principal... de quem falo primeiro? Ah pode ser um dos que mais deu o que falar: o Aldeia dos Anjos. Bah de tudo que poderiam ter feito, ver o que fizeram no sábado foi um choque. Muitos que conversaram comigo disseram que eles não tinham nada de tradicionalista, mas se é pra ser assim, o Piá do Sul com o balonismo também não teria. O que eu acho que foi o pior ponto foi ter as prendas sem vestido, usando as bombachinhas (e aparecendo as calcinhas!) como parte inferior da vestimenta. Aquilo sim, pra mim, foi a falta de tradicionalismo, pois este peça do vestuário é um o item que mais dá destaque as nossas gaúchas neste meio... enfim espero que eles mudem muito pra 2011 e me impressionem de novo como foi em 2009, pois este ano não rolou a química. Tanto que no domingo fizeram as coreografias do ano passado.

Lanceiros de Santa Cruz lavou a alma! Que interpretação, que harmonia! Achei realmente linda, as músicas usadas nos temas são muito boas e marcantes. Todo o contexto ficou muito bom e só resta parabenizar o Daniel, o Gil e a Ana pelo trabalho que fizeram. Pra mim ainda merecia mais uma posição, mas mesmo assim acho que a conquista valeu muito para eles.

E um dos trabalhos que mais me chamou atenção foi o do Piá do Sul. Confesso que achei o balão maior praticamente inútil... só decoração mesmo. Mas no fim, o efeito que os balões fizeram na dança foram muito bonitos, a música é muito boa. Eu deixaria eles no lugar do Lalau Miranda, mas mesmo assim a colocação foi merecida, muito bonita a apresentação gurizada!

Lalau Miranda entrou com muita classe, muito estilo, algo que eu mais ou menos esperava do Lalau. Eu achei que faltou empolgar um pouco mais nas coreografias, mas no geral foi muito bonita a apresentação, muito linda. Parabéns Rosinha e o grupo do Lalau Miranda, estavam muito elegantes como sempre.

Uma coisa que me deixou muito chateado foi esperar até o final do sábado para ver o Thomáz Luis Osório. Ouvi a música deles antes de ver as coreografias e confesso que foi uma das músicas que mais me chamou atenção, uma das melhores, mas a coreografia... eu achei muito ruim, não gostei mesmo, esperava muito mais. Tanto que vi a entrada e saí do ginásio porque não me agradou nem um pouco.

E o que dizer do Ronda Charrua? Cara, vocês meteram medo mesmo! Coitada da criança que tava do meu lado, só faltou berrar chorando! Muito legal a idéia, expandir o tema para fora do tablado, pena que o pessoal acabou não prestando muita atenção em vocês nas danças (tentaram fazer com que os jurados não olhassem vocês? hehehe), mas tão de parabéns para a idéia.

E, para encerrar os comentários o Rancho da Saudade. Esse grupo sempre me surpreende, sempre! Este ano não foi diferente, foi muito lindo! Eu ainda achei a coreografia de entrada do sábado, com aquela guerra coreografada, melhor do que a de domingo, mas mesmo assim as duas foram ótimas, muito lindas de ver. A saída então é de emocionar! Colegas e pessoas que estavam sentadas perto de onde eu estava chegaram a chorar, eu me arrepiei com a saída. Muito lindo mesmo, não me arrependo de ser um dos que aplaudiu vocês de pé e gritou por vocês na premiação. Claro que não ganhar deve ter sido frustrante, mas no fim, depois que o calor do momento passa, acho que ter a aclamação do público acaba sendo um prêmio muito maior do que a colocação. Sucesso gurizada, vocês têm um grande fã aqui.


Bom, deixo também uma menção para o A.A. Souza Cruz, Velha Carreta, Campo dos Bugres, Estância Gaúcha, Tiarayu, Clube Juventude e M'Bororé. Muito linda a apresentação de vocês, gostei mesmo. Acho que esse ano o pessoal se preocupou muito em fazer um belo espetáculo para quem assistisse, pelo menos foi o que me passou, pois não me entediei fácil desta vez. Parabéns a todos, 2010 ficará na memória de muitos!

E, para encerrar esse extenso post, eu digo: Quer comentar também? Discorda de algo? Concorda? Comente o que quiser que posso colocar no post!

imagens: http://www.portalmtg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...