terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Encontro no 35 CTG

Como anunciado anteriormente, o MTG resolveu ouvir o que as entidades querem do Movimento. Uma atitude que achei muito boa mesmo, achei bem válida, pois a reunião com certeza criou um norte para onde a organização deverá apontar. O assunto, como devem saber, era o Enart e o que o cerca. Apenas quero deixar claro o que a Odila Savaris deixou claro no encontro: o intuito era ouvir o que as entidades querem, tanto que não foi (e nem era para) tomado nenhuma atitude... apenas para que o MTG saiba o que as entidades estão querendo.

Então, afim de deixar todos atualizados com o que foi levantado para o MTG, listo abaixo os pontos que patrões, posteiros e coordenadores exibiram para a diretoria  do MTG.




Categorias Individuais
-Para a chula, que utilizem avaliadores de várias regiões, evitando causar suspeitas de favorecimentos
-Melhor qualidade dos avaliadores das categorias individuais, principalmente da categoria Conjunto Musical, como formação técnica comprovada
-Para as Inter-Regionais, que as modalidades com menos participantes sejam iniciadas mais cedo (como Gaita Botão, Trovas e Pajada)
-Melhor infra-estrutura para as modalidades individuais nas inter-regionais
-Individuais acontecerem em outro dia, separado das Danças Tradicionais
-Avaliação das categorias individuais cairam muito para o lado técnico
-Maior quantidade de palcos para as modalidades individuais, afim de desafogar aquelas que possuem muitos participantes
-Menor quantidade de passos exigidos para a chula

Danças Tradicionais
-Exibir resultados por bloco, mantendo somente os repescados para o final, afim de facilitar o descanso e "acalmar" os bailarinos
-Para as Inter-Regionais, que se tenha um maior cuidado quanto som e tablado (usado de exemplo a Inter de Três Coroas)
-Mais avaliadores para a Força B
-Favoritismo aparente para com os grupos onde o intrutor e os avaliadores possuem algum laço ou amizade
-Mudar o modo de seleção das Inter-Regionais, não mantendo fixa as regiões por Inter, rotacionando as RT's dentre as quatro inters.
-Avaliar musical na Força B, bem como liberar os musicais para tocar para as duas forças
-Avaliadores estarem há 1 ano sem vínculo com nenhuma entidade
-Separar avaliadores de instrutores (ou segue um caminho, ou segue outro)
-Manter um cadastro Regional de avaliadores os quais a região considera justos
-Avaliadores possuirem experiência em dança comprovada, não somente através de cursos para poderem avaliar rodeios e Enart

SAT
-Passar a ser Regional, com temas sociais como a Semana Farroupilha
-Retirar o SAT

Musical
-Considerar um desconto menor, como por exemplo avaliar a melodia e o ritmo, sem descontos muito técnicos

Outros Assuntos
-Acampamento: deve ser melhor organizado
-Credenciamento: realizar antecipadamente para os dançarinos através das listagens de instrição para o Enart
-Utilizar o cartão do MTG na entrada do Enart, entrada gratuíta para quem tivesse o cartão
-Maior prazo para instrição no Enart
-Não separar titulares de suplentes na listagem das Danças Tradicionais


Lembrando então que os assuntos listados acima foram os assuntos que os coordenadores, patrões e posteiros passaram para o MTG. Alguns são sugestões, outros críticas... mas o que mais me deixou espantado é que a diretoria do Enart estava plenamente disposta a realizar mudanças, algumas um tanto quanto radicais apresentadas. Nos resta esperar para ver o que acontece.

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